Caloria fração de calor que o alimento nos proporciona após ser digerido e metabolizado em nosso corpo. Ou melhor, quando falamos de calorias que contem em um alimento nos referimos à quantidade de energia que aquele alimento nos proporciona. De grande importância para o funcionamento de nosso organismo, pois durante o dia precisamos ingerir as quantidades energéticas e nutricionais necessárias.

O corpo humano aufere energia de três nutrientes importantes, proteínas, lipídios e carboidratos. O organismo ira buscar em sua primeira fonte de energia o carboidrato. Por conta das quantidades de energia envolvida no metabolismo dos alimentos serem muito alta, é utilizada a unidade quilocaloria, ou seja, o Kcal, sendo 1 Kcal =1000 calorias.

Valores referenciais de calorias destes nutrientes

1 grama de carboidrato = proporciona 4 Kcal ao organismo

1 grama de gordura = proporciona 9 Kcal

1 grama de proteína = proporciona  4 Kcal

1 grama de álcool = proporciona 7 Kcal

comida-caloricas-varios-pratos

Finalidades nos organismos

Todos os alimentos contem calorias, que é calculada de acordo com a quantidade de gordura, proteínas e carboidratos que contem em cada alimento. Únicos alimentos que se excluem de todas as constituições são óleos e açúcares.

Deficiência de calorias no organismo

Levando a prejuízos nas atividades organicas. Causando problemas mais claros em Crianças mulheres e jovens atletas, promovendo algum tipo de problema no corpo. Crianças por sua vez precisam de energia adicionais para um bom crescimento e faze de desenvolvimento, mulheres precisam a saúde e ossos evitando o risco de ter osteoporose precoce, atletas podem alterar sua taxa de crescimento, sintomas como fadiga crônica, perda do apetite, provocando palidez da pele e mucose, desmaios, cefaleias e dificuldades em concentracao.

criancas-comendo-alimentos-caloria

A falta de calorias no organismo pode provocar magreza excessiva, ou seja, comuns em casos de anorexia ou bulimia nervosa, com a elevada perda de peso faz com que haja ausência da menstruação (amenorreia), baixo numero de espermatozoides, retardo de crescimento, edema corporal (falta de calorias normalmente auxiliada de uma deficiência proteica), fraqueza, déficit de raciocínio, desnutrição, sonolência excessiva. A ingestão insatisfatório de calorias, proteína e outros nutrientes podendo conduzir a desnutrição proteico-calórica. Desnutrição primaria se expressa na ausência de um ou todos os nutrientes (carboidratos, proteínas, lipídeos). A desnutrição secundaria é quando o suprimento esta apropriado, contudo existe uma má absorção de nutrientes, um déficit excessivo. Este tipo de desnutrição comum em pacientes com câncer em fase avançado, pessoas com doença gastrointestinal crônica, pacientes idosos acamados. 

Precauções

Ingestão de caloria for superior à porção de energia gasta, organismo acumulando em forma de gordura, aumentando o peso corporal podendo levar a sobrepeso ou obesidade. Ingerir calorias em grandes quantidades não significa que a pessoa é saudável, pois além do organismo precisar de quantidades adequadas de vitaminas, minerais, proteínas e outros micronutrientes. O álcool por sua vez é rico em calorias devido a este fato alcoólatras dificilmente sentem fome causando desnutrição.