Diariamente muitos de nos consumimos o café, além de ser gostoso, ajuda a deixar acordado. Mas muitos de nos  não fazemos ideia de como é seus efeitos no nosso organismo tanto seus benefícios ou prejuízos à saúde, mas claro isso vai da dose que é consumida. Conforme a quantidade que consumimos pode nos beneficiar ou degradar a saúde. Classificado como um composto químico denominado como alcaloide, ou melhor, é uma substancia que é extraída de plantas que pertence ao grupo das xantinas, uma substancia lipossolúvel sendo de rápida absorção pelo trato gastrointestinal. Apesar de ter sim seus benéficos, em grande excesso a adenosina começa a ganhar fazendo com que a pessoa tenha que aumentar o consumiu do café.

cafeina - cafe

Além disso, cafeína também pode afetar nosso humor causando positivamente o humor nas pessoas, diminuindo riscos de depressão principalmente se for café ingerido. Isso ocorre principalmente por ela se relacionar com os receptores permitindo que a dopamina e a glutamina entre outros estimulantes naturais que são produzidos pelo cérebro, circule livremente, o que acarreta em deixar o individuo mais atento, menos entediado proporcionando impulsos de humor.

Auxilia na melhora da memoria

Comprovado que a cafeína ajuda a melhorar a memoria, como em lembrar listas de palavras e informações diretas. Pessoas extrovertidas acabam recebendo mais impulsos de memoria por conta das substancias do que pessoas introvertidas, mas essas regras se aplicam apenas em pessoas que não tem o costume de ingerir café. Ajuda a ter foco facilitando para ter foco em alguma tarefa, entretanto se consumido muito a substancia começa a ter o efeito contrario. Podem ocorrer de ter o efeito placebo, pessoas que consomem em grandes quantidades o corpo não observa mais como estimulante apenas uma ementa para o corpo, ou seja, quando a pessoa consome muito café pode se sentir cansado e sonolento, isto ocorre, pois o individuo se encontra viciado na substancia.

cafeina auxilia na melhora da memoria

Outros benefícios

Além de ser maravilhoso para a memoria ainda beneficia a pele e cabelos, melhora o cansaço físico, melhorando concentração e estado de alerta, diminuindo a fadiga, ajudando como um leve antidepressivo, melhorando a desempenho nas atividades físicas, acelera o metabolismo (transforma a gordura em fonte de energia), melhorando o humor e ajudando no tratamento em diabetes.