Gorduras insaturadas ou conhecidos como gorduras boas, em grande excesso no corpo pode trazer problemas a saúde. As gorduras saturadas podem ser divididas em duas variantes como poli-insaturada e a monoinsaturada. Esse tipo de gordura mantém os níveis de colesterol bom(HDL) reduzindo colesterol ruim(LDL).

Monossaturadas ômega 9, onde o próprio corpo produz e presente em alimentos como azeite de oliva, abate, azeitona, oleaginosas e óleo canola.

Poli-insaturadas possuem ácidos graxos tipo ômega 3 e 6, que são os que não produzidos pelo corpo, tendo sua importância e bem estar do corpo deve ser consumido através de alimentos.

Além disso auxilia na atividade cardioprotetora, auxiliando na redução de ácidos do omega3 reduzindo triglicerídeo, ou seja as principais gorduras do nosso corpo que são utilizadas como reserva, podendo aumentar os riscos de doenças cardíaca e outros problemas na saúde.

Alimentos que contem Gorduras Insaturadas                         

Alimentos que contem gorduras insaturadas como, azeite de oliva e azeitona, óleo de canola, de girassol, milho e girassol, oleaginosas (amêndoas e castanha), peixes de agua fria (urenque, truta, sardinha, atum e salmão), sementes (linhaça, abobora, semente, linhaça, girassol e gergelim) e o Abate que por ser uma ótima fonte de gordura instauradas muitas pessoas confundem com algo ruim, sendo o contrário do que a maioria pensa é um dos alimentos mais nutritivos contendo monoinsaturadas, vitamina E, vitamina C, ácido fólico, ferro, fósforo, magnésio, e que contem nutrientes que beneficiam na saúde e bem estar como anti-inflamatório natural, auxiliando no controle dos LDL e HDL colesterol.

gorduras insaturadas abacate

Gorduras Saturadas

Presente em carnes como bifes com gorduras, carne de cordeiro, porco, aves com pele, banha de porco, nata do leite, leite e manteiga onde são principais fontes de gorduras saturadas. Por ter mais facilidade em se acumular em vasos e veias, relacionada a doenças cardiovasculares aumentando taxas de  LDL.

gorduras insaturadas carne vermelha

Gorduras Trans

De acordo com Associação Brasileira de Nutrição, a gordura trans não é natural, sendo produzida industrializada a partir de um processo químico de hidrogenação. Não obtendo nenhum benefício comprovado, ligado diretamente com o ganho, peso e com a diminuição do colesterol bom (HDL) e consequentemente aumentando o colesterol ruim (LDL). Alimentos que contem gordura trans bolachas, biscoitos, sorvetes, carnes processadas e alimentos industrializados.

 Principais Funções da Gordura em nosso corpo

Tendo um papel importante em nosso corpo em várias áreas como, fornecer energia, são de principal fundamento para o corpo, proteger células e assegurar o funcionamento adequado do cérebro, olhos e músculos. Vitaminas como A, D e E que são vitaminas solúveis a partir de gordura, obtendo através de alimentos citados.