Desvendando alguns mitos da creatina

A creatina é um esteróide ou uma substância proibida.

A creatina não é um esteróide nem uma substância proibida.
Ela é um composto naturalmente encontrado no organismo humano e também pode ser obtida por meio da alimentação.
A creatina é considerada um suplemento alimentar seguro e legal na maioria dos esportes e não está na lista de substâncias proibidas de organizações esportivas confiáveis, como o Comitê Olímpico Internacional (COI) e a Agência Mundial Antidoping (WADA).
É importante entender que a creatina é uma substância completamente diferente dos esteróides anabolizantes, que são substâncias sintéticas com efeitos diferentes no organismo.

A creatina causa lesões renais e danos ao fígado.

Vários estudos científicos demonstraram que a suplementação de creatina, quando usada nas doses recomendadas, não causa danos aos rins nem ao fígado em indivíduos saudáveis.
A creatina é metabolizada no organismo e excretada pelos rins, mas não sobrecarrega nem causa lesões nesses órgãos.
Estudos de longo prazo também mostraram que a suplementação de creatina não está associada ao desenvolvimento de doenças renais ou hepáticas.
No entanto, é importante ressaltar que pessoas com histórico pré-existente de doenças renais ou hepáticas devem consultar um profissional de saúde antes de iniciar a suplementação de creatina.

A creatina é apenas para atletas de alto nível.

A creatina não é exclusiva para atletas de alto nível.
Embora seja amplamente utilizada por atletas e fisiculturistas devido aos seus benefícios no desempenho físico, qualquer pessoa que pratique atividades físicas intensas ou busque melhorar seu condicionamento pode se beneficiar da suplementação de creatina.
Isso inclui iniciantes em programas de exercícios, praticantes recreativos de esportes, pessoas que desejam aumentar sua força e resistência, e até mesmo idosos que buscam preservar a massa muscular e melhorar sua qualidade de vida.
A creatina é um suplemento versátil e pode ser útil para indivíduos em diferentes níveis de aptidão física.

A creatina causa retenção excessiva de água e inchaço permanente.

Embora a creatina possa causar uma leve retenção de água intramuscular, o inchaço excessivo relatado por alguns usuários é geralmente um efeito temporário e não resulta em inchaço permanente.
A retenção de água associada à creatina ocorre dentro das células musculares, contribuindo para o aumento do volume muscular.
Esse efeito pode levar a um aumento no peso corporal, mas é importante ressaltar que a maior parte desse peso é devido ao aumento da massa muscular, não à retenção de água subcutânea (sob a pele).
Quando a suplementação de creatina é interrompida, a retenção de água diminui e o peso corporal retorna aos níveis normais.
É importante destacar que os benefícios da creatina vão além da retenção de água, incluindo melhor desempenho físico, aumento de força e recuperação muscular.

A creatina leva à perda de cabelo.

Não há evidências científicas que comprovem que a creatina cause perda de cabelo.
A ideia de que a creatina está relacionada à queda de cabelo é um mito infundado que circula em alguns círculos.
A perda de cabelo é influenciada por vários fatores, como genética, hormônios, estresse e saúde geral, mas não está ligada diretamente à suplementação de creatina.
É importante separar a creatina de esteróides anabolizantes, que podem estar associados à perda de cabelo em algumas pessoas.
A creatina, por si só, não apresenta riscos de queda de cabelo.

A creatina é viciante.

A creatina não é uma substância viciante.
Ela é um composto naturalmente encontrado no organismo e também pode ser obtida por meio da alimentação.
Ao utilizar a creatina como suplemento, não há evidências de que ela cause dependência física ou psicológica.
A creatina é um suplemento seguro e amplamente utilizado por atletas e entusiastas do fitness como uma forma de melhorar o desempenho físico.
No entanto, é importante seguir as orientações de dosagem recomendadas e consultar um profissional de saúde antes de iniciar qualquer suplementação, especialmente se você tiver alguma condição de saúde pré-existente.

A creatina é prejudicial ao coração.

Não há evidências substanciais que comprovem que a creatina seja prejudicial ao coração em indivíduos saudáveis.
Estudos científicos conduzidos até o momento não encontraram uma relação direta entre a suplementação de creatina e problemas cardíacos.
A creatina é amplamente utilizada por atletas e praticantes de atividades físicas, incluindo aqueles que se engajam em exercícios de alta intensidade, sem que haja indicações claras de efeitos adversos no coração.

A creatina é ineficaz em pessoas vegetarianas ou veganas.

A creatina é eficaz tanto em pessoas vegetarianas quanto em pessoas veganas.
A creatina é um composto naturalmente encontrado no organismo humano e também pode ser obtida a partir de fontes alimentares, como carnes e peixes.
No entanto, vegetarianos e veganos podem ter uma ingestão menor de creatina em comparação com aqueles que consomem produtos de origem animal.
A suplementação de creatina pode ser especialmente benéfica para vegetarianos e veganos, pois eles podem ter níveis mais baixos de creatina muscular em comparação com os consumidores de carne.
Estudos mostraram que a suplementação de creatina em vegetarianos e veganos pode levar a aumentos significativos nos níveis musculares de creatina, resultando em benefícios semelhantes aos observados em indivíduos que consomem produtos de origem animal.
Portanto, a creatina é eficaz em pessoas vegetarianas e veganas e pode ser uma opção valiosa para melhorar o desempenho físico, aumentar a força muscular e acelerar a recuperação, independentemente da escolha alimentar.
Como sempre, é importante consultar um profissional de saúde antes de iniciar qualquer suplementação.

É necessário fazer uma fase de carga para obter benefícios da creatina.

Embora a fase de carga seja uma estratégia comum para aumentar rapidamente os níveis musculares de creatina, não é necessário fazer uma fase de carga para obter benefícios da creatina.
A fase de carga envolve o consumo de doses mais altas de creatina nos primeiros dias (geralmente 20-25 gramas por dia) para saturar rapidamente os músculos com creatina.
Após a fase de carga, uma dose de manutenção (geralmente 3-5 gramas por dia) é consumida para manter os níveis de creatina elevados.
No entanto, estudos mostraram que uma dosagem diária de manutenção de creatina, sem a fase de carga, também pode ser eficaz para aumentar gradualmente os níveis musculares de creatina ao longo do tempo.
Embora leve mais tempo para atingir os níveis máximos de creatina nos músculos em comparação com a fase de carga, os benefícios a longo prazo ainda podem ser alcançados.
A escolha de fazer ou não uma fase de carga depende das preferências pessoais e das metas individuais.
Alguns indivíduos podem preferir a fase de carga para obter resultados mais rápidos, enquanto outros podem optar por iniciar diretamente com a dosagem de manutenção.
O importante é ser consistente com a suplementação diária de creatina para obter seus benefícios.

Recent posts:
To Top